Descrição do Evento
Nos seus 75 anos, Cabral Pinto (Espinho, 1947), artista visual, interventor cultural, Diretor Artístico da Bienal de Cerveira propõe-nos com olhar o tempo no futuro que passa uma exposição de caráter antológico que, não sendo uma retrospetiva fechada, propõe um olhar reflexivo sobre a produção artística pessoal de mais de cinco décadas.
A proposta expositiva organiza-se em torno de quatro núcleos relativamente autónomos - obras iniciais e da juventude/ obra gráfica / obras da maturidade e da atualidade / e projeto as Burkas.
O conjunto das obras em exposição remete-nos para o mundo criativo do autor, onde a unidade estética da obra apresentada nos revela um criador exigente cujas referências representativas / figurativas se inscrevem de um modo original no universo plástico do expressionismo/abstracionismo lírico.
Cabral Pinto convidou para esta exposição quatro amigos/artistas visuais - Fernando Saraiva, Manuel Porfírio, Sá Coutinho e Sobral Centeno - autores de projetos artísticos que sendo, conceptual e formalmente, muito diversos, comportam nos trajetos de vida e na estória da criação artística e intervenção sociocultural a cumplicidade da amizade.