Sáb 6 Nov 2021
Mater 17 - Espinho

Descrição do Evento

Visita Orientada: A Tanoaria Tradicional de Paramos:

Fundada em 1935, a tanoaria J. Dias é uma empresa tradicional e familiar, que já vai na quarta geração, dentro da mesma família. Trata-se de uma das empresas da freguesia de Paramos, concelho de Espinho, que mantém bem viva a tradição local do fabrico de vasilhames de madeira para o armazenamento de vinho e outras bebidas alcoólicas, procurando satisfazer as necessidades de destiladores, enólogos e cervejeiros.
A visita será acompanhada pela responsável da empresa.

Início: 10h00, à porta da empresa J. Dias & C.ª, S.A., na Rua da Lomba, 513, Paramos, Espinho.
Fim: 12h00, no mesmo local
Dificuldade: fácil.
Número de participantes: máximo de 20
Inscrições: Museu Municipal de Espinho através do telefone +351 227 326 258 ou do e-mail museu.municipal@cm-espinho.pt.

Circuito de jogos tradicionais portugueses:

Há poucas coisas mais belas que passar conhecimento de geração em geração! E se essa partilha puder ser feita com diversão e em família? Esta atividade é um mergulho nas práticas lúdicas de ontem, para que permaneçam sempre.
O circuito de jogos tradicionais compreende a dinamização de um circuito de 10 jogos tradicionais personalizados a cada uma das comunidades dos 17 municípios da AMP; pretendendo-se promover, de forma segura, o regresso ao convívio entre os membros das comunidades, entre diferentes gerações, no património e espaços públicos deste território.
Para além do circuito de 10 jogos tradicionais, sempre que possível, serão associadas à programação demonstrações e/ou representações de outros jogos tradicionais locais, sendo estas asseguradas diretamente pelos Municípios e/ou instituições locais.
Início: 14h30
Fim: 17h30
Local: FACE (área a designar, 3 dias antes do evento, conforme a meteorologia)
Jogos selecionados (previstos inicialmente para outro espaço, mas que podem ser adaptados ou substituídos, de acordo com eventual alteração):
Jogo da corrida de sacos (inicialmente previstos para a areia e em formato de competição);
Jogo da malha;
Jogo do salto ao eixo;
Jogo da corda;
Jogo do salto à corda;
Jogo do berlinde;
Jogo das caricas;
Jogo das andas;
Jogo do derrube de mecos;
Jogo dos padeiros.
Projeção do documentário PIAMP: "Arte-Xávega em Espinho”:

Exibição pública das obras documentais do projeto Património Imaterial da Área Metropolitana do Porto (PIAMP) que imortalizam em som e imagem vislumbres da alma de todo um território.

Espinho é uma pequena cidade localizada na costa norte, limitada a oeste pelo mar. O tema escolhido pelo município de Espinho para ser registado foi a pesca com Xávega praticada em Espinho. A Arte da Xávega ( e ) estende-se de Espinho a Vieira de Leiria, numa área costeira onde a ação do mar, o vento e a areia tornavam difícil o povoamento humano. Por esta razão, em tempos passados o reino de Portugal encorajou a promoção da atividade da pesca da Xávega que, para além de assegurar a sobrevivência de grandes famílias, permitia o estabelecimento de novos núcleos populacionais. Foi neste contexto que se formaram muitas das pequenas comunidades piscatórias. Esta atividade agregou a si um conjunto de outras atividades.
Início: 10h00
Local: Museu Municipal de Espinho
Apresentação do Cor(p)o Metropolitano (Espinho) - Espetáculo:

Com o olhar debruçado sobre geografias que se tocam e que, juntas, formam a atual Área Metropolitana do Porto, convocámos vozes dos 17 municípios que a constituem, para formar um corpo polifónico que, em conjunto, se propõe a cantar o território a partir do seu património material e imaterial.

Este Cor(p)o Metropolitano apresenta-se como um coro intermunicipal, composto por 17 partes de um todo, capaz de mapear o território e as suas comunidades, numa partilha de pensamento sobre si próprias e sobre os lugares do seu lugar, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.
Início: 18h00
Local: Auditório do FACE
Inscrições: Museu Municipal de Espinho através do telefone +351 227 326 258 ou do e-mail museu.municipal@cm-espinho.pt.

Todas as atividades do MATER 17 são de entrada livre, sujeitas aos procedimentos de reserva e/ ou inscrição de cada município, e cumprirão as indicações da Direção Geral da Saúde para garantir a segurança de todos os seus intervenientes.