Dom 2 Ago 2020 - Dom 9 Ago 2020
Fest 2020

Descrição do Evento

O FEST, que tem a sua origem em Espinho arrancará com a nova edição na sua cidade, com a programação principal a decorrer nesta, mas a organização informa que este ano haverá sessões a decorrer também no Porto e em Lisboa, numa mudança com que "o FEST pretende reforçar o seu compromisso para com a sala de cinema, enquanto espaço primordial para a mostra de filmes”.

Para que o Festival decorra, irão ser utilizados a sala do Centro Multimeios de Espinho e um Cinema Drive-In a instalar temporariamente na cidade– no que se refere a um espaço ao ar livre em que os filmes poderão ser apreciados a partir do carro dos espectadores, com as regras de higienização, distanciamento social e segurança adequadas.

Nesta "sala", um ciclo de cinema de humor e de género será apresentado, com destaque para as obras dos cineastas Quentin Dupieux, um cineasta de culto, com uma série de comédias surreais sobre personagens ímpares, e Aik Karapetian, cuja mistura entre realismo social e cinema de género têm vindo a revelar-se arrebatadores para o circuito internacional de festivais de cinema. Este ciclo será complementado com Midnight Sessions.
Entre ficção, documentário, animação e cinema experimental, o FEST contará ainda com as estreias em Portugal dos premiados filmes "Postcards from the end of the world", de Konstantinos Antonopoulos, e "Acid rain", de Tomek Popakul.

A secção de curtas-metragens deste ano do festival contará com uma centena de filmes, 70 das quais em competição, sendo destacados, "As cartas da minha mãe", de António Sequeira, "Príncipe", de João Monteiro, e "Erva Daninha", de Guilherme Daniel. "(In)dividual", de Beatriz Bagulho, foi selecionado para a competição nacional e competição de animação.

A edição de 2020 mantém o FEST - Pitching Forum, em formato streaming, onde "novos cineastas possam apresentar os seus projetos a produtores, financiadores, gestores de fundos e investidores de topo, com vista à obtenção de apoios e financiamento”.

Contudo os programas Training Ground, o Director’s Hub e as Industry Meetings ficaram adiados para o próximo ano, uma vez que não estão reunidas as condições necessárias para a sua realização e em alternativa, "ao longo do ano e em formato ‘online'” serão organizadas várias conversas, entrevistas e debates que possam manter abertos os espaços de discussão e partilha com nomes consagrados da indústria e, com isso, "alimentar a criação de uma rede colaborativa entre os diversos profissionais do sector”.