Descrição do Evento
O Festival Vértice, organizado pela r@dioás, quer dar a conhecer o que de melhor se faz em termos musicais em Aveiro.
O Festival Vértice nasceu nos programas da webrádio comunitária, r@dioás, em que se entrevistam os músicos aveirenses e se divulga a música das bandas locais. O reconhecimento do potencial artístico e cultural impeliu a que se criasse um evento cuja visão pretende consolidar a expressão artística na Cidade de Aveiro, com a missão de prestigiar os músicos aveirenses, tendo como principais valores associados a inovação, a criatividade e a qualidade musical.
O Vértice foi e quer continuar a ser uma montra da diversidade de linguagens e estilos musicais (rock, hip-hop, metal, trash, pop…) existentes na nossa comunidade, um momento de partilha de sons e mensagens que tem como palco o principal espaço cultural da cidade, o Teatro Aveirense.
O Festival Vértice é, também, o símbolo de uma comunidade mais coesa e solidária, em que a entreajuda é um princípio basilar. É com base nesta interpretação que o festival serve como meio de angariação de fundos para compra de material técnico para a r@dioás, a webrádio comunitária, cuja programação é feita pelos cidadãos e instituições locais.
Yang Fresh
O grupo começou há cerca de 2 anos aqui em Aveiro. No início éramos só dois os (Mwangola Boyz). Nossa primeira música foi um remake da How to Love by Lil Wayne. Pouco tempo depois o nome do grupo voltou a mudar para Yang Brothers devido à entrada de um novo elemento. Enfim... depois de variadas permutas de nome, finalmente chegamos ao Yang Fresh. Yang devido ao Ying e Yang significa equilíbrio na arte chinesa, e também porque fica fixe dizer Yang em vez de Young. Fica no ouvido. Fresh devido a sermos novos naquilo que fazemos e por termos atitude jovem, frescos.
Porquê o rap? Porque é uma forma mais emotiva de expressarmos aquilo que sentimos. Damos por nós a fazer rap quando escrevemos um poema, simplesmente basta adicionar 1 kg de bom ritmo na leitura do poema e 750 kg de fluência nos versos e "voilá". Temos rap!
Escolhemos música porque entre todas as coisas que já fizemos (desde desporto a artes, etc.), a música é a que mais mexe connosco. Gostamos de entreter e transmitir mensagens. E a música ajuda-nos a fazer isso pois é o maior meio de chegar as pessoas de uma forma mais abrangente. Não só através do rap, mas também do R&B, Gospel, Blues... Não gostamos de nos limitar só num género. Ouvimos de tudo para aprender com tudo. Pois o que queremos é fazer Música.
Há tantas coisas que poderíamos falar e descrever, como por exemplo a nossa infância que nem sempre foi um mar de rosas, mas também não nos podemos queixar pois existem milhares de crianças que basicamente não têm infância. Isto não vem ao caso. O importante é quem somos, aqui e agora.
O importante é saber que temos connosco o papoite Jason Vanelson, Eugénio Culanda, Cátia Enchimento, Ricardo Tavares, Maracujinho Pitchy e Hamilton Reis. E que estamos prontos para dar "karga".
Queen Captain Among the Sailors
Banda de S.J.M. composta por 5 elementos e todos com muita vontade de mostrar o que melhor sabem fazer. Quanto ao estilo musical, o blog arte-factos escreve:
"(...)estes marinheiros gostam de navegar para mares Ingleses, sempre a acenar ao indie rock Britânico de melodias dóceis, mas também com alguma ocasional queda para o folk mais Americano. No meio disto, o pop também não é tratado como um vírus, este entranha-se para fazer coisas boas e para adocicar ainda mais as partes contagiantes." in Arte-Factos
The Underdogs
Power trio de rock/Blues formado no início de 2010, com Victor Hugo na voz e na guitarra, Mano no baixo e João Veludo na bateria. Lançaram o primeiro EP, "Silence", em 2011 e o primeiro álbum, "Songs for the few", em 2012.
Horus Chamber
A Horus Chamber está estreitamente ligada ao programa “Café Europa” da Rádio Às – há quem lhe chame a banda residente. O conceito vem já de 1990, tendo evoluído de vários anteriores, como Turbina Panzer, The Water, Ur-Feuer, Village Sleepwalker, entre outros mais antigos, e com outros elementos. Atualmente não há uma condicionante de género e estilo para a Horus Chamber – capaz do formato canção algures entre o dark-folk e o folk-pop-psicadélico, ocupam também parte da sua abrangente criação com longos temas industriais-experimentais, eivados de um certo sentido histórico-épico. Outra das suas facetas é a da recriação de temas clássicos de bandas neo-folk obscuras ou pouco conhecidas do público popeiro e roqueiro. Para este evento, a Horus Chamber irá iluminar apenas a ala da canção folk ácida, assim como um outro pormenor de covers de clássicos apocalyptic-folk de grande mérito.
The Lemon Lovers
The Lemon Lovers apresentam o seu primeiro EP (HANGOVER)!
Este projeto do norte do país composto por João Silva (guitarra e voz), Andrés Malta (baixo) e Victor Butuc (bateria) chegou para mostrar que o rock'n'roll está vivo e no meio de nós. Entre a dureza do cabedal e os óculos escuros, os riffs ecoam na hiperactividade ritmica de um projeto novo e com sede de público!
AVC
AVC é um colectivo oriundo de Aveiro formado pelos MCs Sarcasmo, Haka e Spasm, e pelo Dj Profail. Considerados uma das maiores promessas do Hip Hop em Portugal, trazem consigo um Rap agressivo, cheio de instrumentais intensos, jogos de palavras ácidos, textos sordidamente inteligentes, referências pungentes e flows apurados.
Depois de editado o primeiro trabalho a solo de cada um deles – Haka e Dj Profail com a “Mixtape Sixteen”, Sarcasmo com “Noites Calmas, Dias Felizes” e Spasm com o “Ema” – e de correrem Portugal e Espanha em concertos, estreiam-se em grupo com o recém-lançado “Bagaço, Ovos-Moles & Diplexil”, que conta com produções de nomes como Sam The Kid, Metamorfiko, Zim (NAD) e Deloise.
Tosta Mista
Os Tosta Mista são um grupo de 4 miúdos de 12 anos, que se reúnem regularmente para tocar, cantar e compor pois ter uma banda Rock sempre foi uma paixão. Juntos há 2 anos e meio começaram a compor há quase 2 anos e têm vários temas novos na “calha”! São orientados pelo professor Zé Tó Rodrigues e todos eles têm aulas de formação musical e instrumento no Conservatório ou na Oficina de Música de Aveiro.
FiveToEight
Os “FiveToEight” são um grupo de 8 amigos que se juntaram e criaram um projeto juntos. Há medida que o tempo passou, esta banda foi crescendo e aprendendo mais com as suas atuações, com as suas diferenças, mas principalmente, com os seus erros. Um verdadeiro artista é aquele que reconhece e aceita qualquer crítica para que, com isso, consiga melhorar cada vez mais. Diferentes timbres e estilos, semelhança de ideias e até a própria criatividade de improvisação foi o que tornou e torna esta banda tão única e especial. Sempre a trabalhar para alcançar um único objetivo: Sermos cada vez melhores.
Os FiveToEight são alunos da Oficina de Música de Aveiro.
Fichas Artísticas/ Técnicas:
Queen Captain Among the Sailors
Beatriz Correia - Voz / Teclado
Marco Couto - Guitarra / Teclado
Rafael Costa - Guitarra
Nuno Tavares - Baixo
Francisco Ventura - Bateria
The Underdogs
Victor Hugo - Voz, guitarra e harmónica
Mano - Baixo
João Veludo - Bateria
Alexandre Lau - Som
Dário Ventura - Video
João Teixeira - Luz
Horus Chamber
J.C.C.Silva - voz, guitarras de 6 e 12 cordas
N.P.Silva - percurssões timbalões, címbalos, carrilhão de windchimes, pandeiretas, guizeiras,etc
A.Fernandes - guitarra eléctrica
J.Monteiro - teclas, guitarra acustica 6 cordas, flautas, bandolim, xiloforne, harpa de beiços, harmónica, charamela, blackbox e pedais
The Lemon Lovers
Victor Butuc (bateria)
João Silva (Guitarra e voz)
Andrés Malta (baixo)
AVC
Ricardo Almeida - Voz
Moisés Regalado - Voz
João Gil - Voz
Diogo Emanuel - Pratos + Mesa de Mistura
Tosta Mista
Gonçalo Reis – guitarra semi-acústica e voz
Gonçalo Rocha – guitarra eléctrica
Gonçalo Alves – bateria
Vasco Lourenço – baixo
FiveToEight
Catarina - Guitarra acústica
Rita - Voz e Guitarra elétrica
Gomas - Voz
Alex - Baixo
Grilo - Guitarra elétrica
Teresa - Voz
Afonso - Bateria
Ana Pereira - Voz