Qui 11 Jan 2018
A Farsa de Inês Pereira

Descrição do Evento

No âmbito das propostas de Serviço Educativo com as escolas, para o 1º trimestre de 2018 o QA propõe na sua programação três novos espetáculos de teatro cuja dramaturgia está inserida no Plano Nacional de Leitura.
Esta programação que têm como principais objetivos: a integração do meio artístico e cultural no processo ensino-aprendizagem; desenvolver, entre os jovens, o gosto pela arte, incentivar o prazer da descoberta e da fruição estética, estimular a curiosidade e a vontade de conhecimento; acionar o entendimento do mundo que nos rodeia com e através da arte.

Este espetáculo é a transformação de uma das maiores obras escritas de Gil Vicente, em acontecimento e ação, para que os estudantes da Farsa de Inês Pereira possam ver Inês com os seus próprios olhos, aos seus pretendentes e a todas as personagens que escrevem em tempo real esta comédia em toda a sua dimensão satírica.
Não vamos ler a obra com os alunos, vamos mostrá-la, dá-la a provar e depois digeri-la em conversa.

SINOPSE:
Para dar provas da originalidade do seu trabalho, Gil Vicente propôs-se a criar uma obra a partir de um ditado popular escolhido por aqueles que o acusavam de plágio - “mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube”. E acabou, desta forma, por escrever a sua obra mais complexa ao nível da estrutura dramática e narrativa.
A história da Inês Pereira pode ser a de qualquer uma outra moça casadoira e filha do povo. Apesar de vir, no desfecho da farsa, a revelar-se um exemplo dos maus costumes que Vicente satiriza, nunca deixa, ao longo de toda a narrativa, de ser um exemplo da rebeldia jovem, numa voz feminina que destaca a sua força num tempo de silêncios conformados.
Mas em toda esta farsa, o teatro transborda da literatura, nas personagens bem recortadas, nas situações e ações que devem mais ser feitas que lidas.
Queremos, naquilo que nos é possível, colaborar com a escola e com todos os agentes educativos: para que as palavras ultrapassem a dimensão da escola e da impressão sobre o papel, para poderem ser ouvidas, cultivadas, observadas, materializadas performaticamente, suscitando o pensamento, a reflexão.
Companhia: ACE/Teatro do Bolhão

Mais informações:
email:quarteldasartes@cm-olb.pt
telefone: 234 732 123

Inscrições através do email quarteldasartes@cm-olb.pt