Sáb 18 Nov 2017
Tertúlia de Viagem, Madagáscar com Bernardo Conde

Descrição do Evento

Madagáscar, é um país cheio de contrastes que para quem não conhece o remete sempre a um país tipicamente africano, mas Madagáscar quebra todos os estereótipos que se possam imaginar. Nesta grande ilha, já apelidada de oitavo continente, os povos distribuem-se pelas áreas de montanha, áreas ribeirinhas, planalto e zonas costeiras, sendo que as más e falta de acessibilidades neste país criam um grande grau de isolamento em muitas comunidades. Ainda com estas dificuldades o boom demográfico, os baixos rendimentos, o elevado custo do gás, desencadeou desde meados do século XX, um processo de desflorestação que já destruiu cerca de 90% da sua área de floresta autóctone com graves consequências ecológicas.

Bernardo Conde é um fotógrafo apaixonado por viagens, fotografia e pessoas. Atualmente dedica-se às viagens de descoberta cultural e aventura de forma profissional, contando já no seu portfolio com viagens à Islândia, Mongólia, Madagáscar, Laos, Cambodja, Tailândia, Kenya, Marrocos, Itália, França e à vizinha Espanha, entre outros. Bernardo assume-se, claramente, como um viajante. Mas é a pé que gosta de viajar, de fotografar e de contactar com as pessoas. Já que é desta forma que sente um contacto mais genuíno com tudo o que o rodeia.
No seu portfolio fotográfico conta histórias passadas entre a África, Ásia e a Europa. Internacionalmente, já expôs no Brasil e em Paris, para além de ter sido distinguido no livro “Talents 2010 – Darqroom” com alguns dos seus trabalhos fotográficos. Em Portugal, salientam-se as exposições "Buen Camino", "Aveiro - Cidade de Sal", "Primavera de Inverno", "Porto sentido" e “Untamed Iceland” , entre outras, para além de ter editado o livro "Uma janela para Marrocos". Desde o início de 2013, tornou-se também Tour Leader, conduzindo experiências de viagem em países como: Madagáscar, Mongólia, Islândia, Marrocos, França, Itália, Espanha e Portugal.